Com vocês, um trecho do livro O TARÔ DE THOTH, que está à venda em versão física e digital na Amazon.
Em busca da perfeita simetria com outros
sistemas, além da procura por clarear os sentidos velados por detrás dos
baralhos de tarô, Crowley renomeou algumas das cartas, e trocou as letras
equivalentes aos arcanos IV e XVII.
Como se sabe, os místicos antigos tiveram de codificar os ensinamentos
ocultistas nas cartas de tarô. Quanto mais a sociedade e nossas consciências se
livram das restrições impostas pelos velhos ritos como forma de controle, mais
o significado dos arcanos se torna compreensível. Partindo deste pensamento, a
primeira e mais óbvia “mudança”, já adotada também por muitos outros baralhos,
é restituir à Sacerdotisa e ao Hierofante seus títulos verdadeiros, não os
ofendendo com os títulos Papisa e Papa – que são a negação de tudo aquilo que a
magia, o paganismo, o ocultismo, Thelema e o Novo Éon representam.
À parte isto, o Arcano VIII,
normalmente chamado A Justiça, aqui aparece com o nome Ajustamento. Crowley
ponderou que o uso deste arcano passou a relacionar-se com a justiça divina do
cristianismo — ligando-o a outro arcano, o vigésimo, chamado vulgarmente O
Julgamento, uma alusão ao Juízo Final descrito na Bíblia. A Natureza não é
justa, no sentido de ser caridosa ou punitiva, per se. Ela busca o Ajustamento, e não pode preparar esta omelete
sem quebrar ovos. Da mesma forma,
O Julgamento impute culpa e pesar, enquanto o Apocalipse pode ser visto como a
alegre transição das trevas materialistas e religiosas para a liberdade
filosófica e científica. Ou seja, o que para a Bíblia parece um fim (e é, o fim
da era cristã), para o mundo é apenas a transição de éons, um crescimento
cósmico planetário. Daí o arcano ter sido renomeado.
Outra transformação foi a do
Arcano XI, normalmente chamado de A Força, mas chamado por Crowley de Lust (Luxúria, ou Desejo, ou Tesão). O
arcano medieval mostrava uma mulher pudica, vestida, canalizando sua força ao
segurar a boca de uma fera aberta na altura da sua genitália. Crowley explicita
o significado velado neste desenho: a verdadeira força é aquela que vem do
chacra básico, a força instintiva de Malkuth que precisa ser governada pela
energia vinda de Kether. No antigo desenho, Kether aparecia na cabeça da mulher
como um chapéu em forma de Infinito, semelhante ao usado pelo Mago. No baralho
de Thoth, a mulher está nua, cavalga a Besta-Fera, e eleva ao Alto em
celebração a taça do Graal que carrega.
Também o Arcano XIV, conhecido
como A Temperança, foi retocado. A filosofia cristã é baseada na vitimização e
no sofrimento, já que sua deidade maior é sacrificada, em sintonia com os
influxos de sua época osiriana. Assim, a temperança e a passividade são valorizadas,
o que deturpou o sentido deste arcano, que sugere concentração e complementação
de pólos opostos — pólos estes que se encontram no Arcano VI, como veremos mais
à frente. A concentração no processo espiritual é simbolizada com grande
propriedade pela prática da arte da alquimia. Por isso, o arcano passa a se
chamar A Arte. Este arcano era representado por um anjo no baralho medieval,
mas no Tarô de Thoth aparece como um híbrido formado pelo casal do Arcano VI.
Quanto à troca das letras
hebraicas referentes aos arcanos IV e XVII, a explicação é um tanto mais
intrincada. Quando Aleister Crowley recebeu Liber
AL no Cairo — em 08 de Abril de 1904, ditado por um espírito/consciência
chamado Aiwass (cuja soma resulta em 93) — no primeiro capítulo, versículo 57,
lê-se:
“Invocai-me
sob minhas estrelas! Amor é a lei,
amor sob vontade.
Nem
confundam os tolos o amor; pois existem amor e amor.
Existe o
pombo, e existe a serpente.
Escolhei bem!
Ele, meu
profeta, escolheu, conhecendo a lei da fortaleza, e o grande mistério da Casa
de Deus.
Todas essas velhas letras de meu Livro estão certas;
mas Tzaddi não é a Estrela.
Isto também é secreto: meu profeta o revelará aos
sábios.”[i]
O profeta assim chamado é
Crowley, que recebeu o ditado de Aiwass — porta-voz de Hórus que teria entrado na consciência de Rose Kelly,
esposa de Crowley. O texto ditado era Liber
AL, e o versículo acima advertia para a necessidade da mudança de
correspondência entre letras hebraicas e arcanos do tarô. A Estrela, antes
associada a Tzaddi, é de Aquário; já O Imperador era associado a He,
representado por Áries. A inversão
se deu ao perceber que Tzaddi tem a mesma raiz de tsar, czar, kaiser, césar logo, a mesma de imperador, e He representa o princípio
feminino que combina com o Arcano XVII, cuja figura é Nuit – personificação da
Deusa.
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